
Com o alto índice de violência e da criminalidade nas grandes cidades do país, alguns prédios optaram pela desativação da liberação dos portões de entrada através do interfone.
Quem mora em apartamento sabe que bandidos não poupam argumentos e criatividade para conseguirem entrar nos prédios, se aproveitando principalmente da ingenuidade de idosos para isso. Eles se passam por entregadores de água, gás e até mesmo por funcionários de empresas, como entregadores dos Correios, por exemplo.
Pensando nisso e também naquelas situações em que a pessoa está ocupada na cozinha, no banheiro ou descansando no quarto, que em 2017, Joaquim Venancio e Alexandre Landim, tiveram a ideia de criar o Noknox. Trata-se de um aplicativo que substitui o interfone.
Como o aplicativo funciona?
O morador recebe no celular um pedido de visita com dados e fotos do visitante, podendo autorizar a entrada ou não. Além disso, caso ele não esteja em casa, pode notificar sua ausência com apenas um toque.

Com a tecnologia, o visitante, primeiramente, será cadastrado no sistema, para que assim possa receber a informação de entrada ou não ao condomínio.
Até o momento, as informações devem ser fornecidas através da entrega do documento do visitante ao porteiro. Futuramente, a startup pretende implementar o recurso de que o próprio visitante faça seu cadastro, por um processo de autoatendimento e o porteiro deverá validar os dados. As fotos dos visitantes são tiradas por uma webcam pelo porteiro. Uma vez cadastrado no sistema, não é necessário passar por todo processo novamente, reduzindo, assim, o tempo de espera.
Os usuários da plataforma possuem diversas funcionalidades:
- registro de visitantes
- gestão de encomendas
- registrar ocorrências para a administração do condomínio
- receber/acessar os comunicados criados pelo síndico
- conversar com os vizinhos
As interfaces presentes no aplicativo são:
- Morador: pode usar todas as funcionalidades
- Porteiro: acessada por navegador web: controle de acesso e registro de visitantes, gestão de correspondências, chat com os moradores
- Síndico: também acessada por navegador web: gestão de acessos de pessoal, gera e envia comunicados a todos os moradores, recebe ocorrências registradas pelos condôminos e entra em contato com os moradores via chat para resolver questões pontuais e se comunica com a portaria.
Até o momento, o NokNox conta com mais ou menos 13 mil usuários ativos e está presente em mais de 400 condomínios e mais de 65 mil lares.