Nas últimas semanas o mundo tem andado em estado de alerta por causa de uma nova doença que tem se alastrado pela China, o coronavírus. Com mais de 6 mil casos confirmados apenas na cidade de Wuhan e mais de 130 mortes, os criadores do Plague Inc. viram o retorno de um fenômeno ao mesmo tempo interessante e perigoso: o aumento no interesse pelo game.

No game desenvolvido pelos britânicos da Ndemic Creations temos como objetivo criar uma doença que seja capaz de exterminar a humanidade. Funcionando como um jogo de estratégia, ao jogador caberá desenvolver um agente patogênico, fazendo com que ele sofra mutações e uma cura se torne cada vez mais distante.



Embora o jogo sirva para termos uma noção de como algo parecido com o coronavírus se comporta, o game designer James Vaughn aproveitou esse súbito interesse pela sua criação para emitir um alerta que parece bobo, mas que é de suma importância:

O Plague Inc. foi lançado há oito anos e sempre que um surto de uma doença começa, vemos um aumento de jogadores conforme as pessoas buscam descobrir mais sobre como as doenças se espalham e tentam entender as complexidades de surtos virais.

Nós desenvolvemos o jogo especificamente para ser realista e informativo, ao mesmo tempo em que não criamos sensacionalismos sobre problemas graves do mundo real. Isso foi reconhecido pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e outras organizações médicas ao redor do mundo.

Contudo, lembre-se que o Plague Inc é um jogo, não um modelo científico e o atual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um número enorme de pessoas. Nós sempre recomendamos que os jogadores pesquisem suas informações diretamente com as autoridades de saúde locais e globais.”

De acordo com o site SteamCharts, durante o mês de janeiro o Plague Inc. registrou o maior número de jogadores simultâneos, subindo dos 4.601 vistos em abril de 2018, para os 17.889 atuais. Grande parte deste interesse parece vir justamente da China, onde o jogo já alcançou o topo da lista de downloads da App Store e até mesmo a outra criação da Ndemic Creations, o simulador de rebeliões Rebel Inc., viu um aumento no número de pessoas jogando.

O jogo Plague Inc. está disponível gratuitamente para download na Google Play e você pode acessá-lo através deste link.