Todos os dias surgem centenas de novos golpes no WhatsApp. São links de ofertas, promoções ou qualquer outro assunto que possa despertar a curiosidade do usuário.

Como já falamos aqui no Só Para Curiosos, ao clicar nesses links, o seu número é armazenado em um banco de dados e um vírus é instalado em seu smartphone. E sem que você perceba, acaba disparando a mesma mensagem para vários contatos de sua lista, que também acabam clicando nesses links e enviando o vírus para muitas outras pessoas.



Entenda o novo golpe

Este golpe além de ousado, é muito mais perigoso, pois você pode ter seu número clonado.

Ao clonarem seu número, bandidos acabam se passando por você e pedindo ajuda e quantias em dinheiro para pessoas de sua lista.

Geralmente, os alvos são grandes ou pequenos empreendedores, que utilizam o WhatsApp para venderem produtos ou serviços. Neste caso, como o número de WhatsApp pode ser facilmente encontrado em páginas de Facebook, Instagram, etc, os criminosos entram em contato com as possíveis vítimas, informando que são do suporte do WhatsApp ou de empresas que estão oferecendo uma ferramenta para o aplicativo gratuitamente.

Em seguida, dizem que um SMS será enviado com um número para confirmação e que este número deve ser repassado para eles.

Não faça isso!

O Facebook, empresa que adquiriu os direitos do WhatsApp, jamais entra em contato com seus usuários através de mensagens ou ligações.

Os números que aplicam o golpe podem ser variados e com DDDs diferentes e o SMS que você recebe, possui informações como o número de verificação de seu WhatsApp.

Como você pode ver, no SMS recebido diz claramente para não compartilhar este código. Sendo assim, nenhuma pessoa ou empresa tem o direito de solicitar esta informação.

Aplicativos de vendas

Nem mesmo aplicativos de terceiros e que ofereçam vantagens e agilidade nas vendas de seu negócio, devem em hipótese alguma, adquirir este número de verificação. Com ele é possível validar o seu número em qualquer outro aparelho de celular.

Caso receba algum pedido deste tipo, denuncie para a polícia o número que entrou em contato e a empresa (ou aplicativo) que solicitou.

Como eles conseguem enviar este SMS?

Quando você esquece a senha de um aplicativo ou de seu email, geralmente clica em ‘esqueci a senha’ ou ‘recuperar a senha’. Deste modo, um link é enviado para seu email ou celular com informações de como redefiní-la.

Não é diferente com o WhatsApp. Toda vez que você ou terceiros tentarem utilizar seu número em sistemas ou em outros dispositivos, basta adicionar seu número para receber um SMS de confirmação. E aí que entra o golpe.

Ninguém além de você deve ter acesso a esta informação. Se alguém exigir, não repasse e denuncie para as autoridades.