Os fraudadores estão mirando nos usuários com mensagens que contém links com aparência genuína integrados a um ciclo de conversa atual. A mensagem pode dizer algo como ‘Abra rápido’ ou ‘Clique AGORA para ver’ ao lado do link prejudicial.

O que torna a fraude tão eficaz é que, como o link aparece em um segmento de conversa existente, parece ter vindo de seu amigo, tornando-o mais genuíno.



Os usuários clicam sem querer no link que os leva a um site falso, geralmente oferecendo cupons de desconto para grandes marcas. 

Os usuários são solicitados a registrar detalhes, incluindo nome, email, número de celular e endereço, facilitando o roubo de informações por parte dos golpistas. A própria mensagem instrui o usuário a encaminhar a mensagem para 10 contatos para que eles possam resgatar a oferta, como um desconto de algum produto interessante, por exemplo.

Mas longe disso, o usuário fica com malware no telefone, que pode ser usado para roubar sua identidade ou acessar seus dados bancários.

Uma meta global

O WhatsApp tem quase um bilhão de usuários em todo o mundo, tornando-o um grande alvo para golpistas nacionais e internacionais. O aplicativo também foi usado para espalhar convites falsos para chamadas e serviços de correio de voz falsos que contém malware.

Como evitar esses golpes

Desconfie de qualquer mensagem recebida se:

  • o conteúdo da mensagem inclui instruções para encaminhar a mensagem;
  • a mensagem afirma que você pode evitar punições, como suspensão da conta, se encaminhar a mensagem;
  • o conteúdo da mensagem inclui uma recompensa de presente;
  • o conteúdo da mensagem inclui um link para que algo como uma foto ou cartão virtual possam ser vistos.

Realmente, o melhor conselho é ter cuidado redobrado ao clicar em um link enviado a você, seja em um email ou por meio de um aplicativo de mensagens como o WhatsApp. Se parece vir de um amigo ou alguém em quem você confia, entre em contato com eles separadamente, por um meio diferente, se possível, para garantir que foram eles que enviaram o link.

Mensagens

Se você recebeu alguma mensagem onde o texto inicie com:

“Tal Pessoa (nome de algum contato seu) enviou algo especial para você!! 💁 Abra rápido!…” seguido de um link, ou…

“🙌 Supresa de Fulano de Tal (nome de algum contato seu)👌👌
Clique AGORA para ver
🤗👇👇👇🤗 …”

NÃO CLIQUE!

Desconfie se a mensagem ou a imagem não for escrita ou compartilhada diretamente no WhatsApp. Hoje em dia, ninguém precisa de sites para escrever uma pequena mensagem e enviar para alguém. Até mesmo porque não faz sentido algum, não é mesmo?

Recebi a mensagem de um amigo

Pode ser que seu amigo nem saiba que te enviou e em alguns casos, o link te leva para uma página onde é possível personalizar o nome do remetente. Sendo assim, o site parece ser confiável. Mas ao gerar o link e compartilhar com seus contatos, o site passa a armazenar em seu banco de dados todas essas informações, incluindo nomes e números de telefone.

Compartilhe esta informação com seus amigos e familiares e evite que mais informações sejam roubadas.