No início dos anos 2000, o hit “All The Things She Said” fez tanto sucesso que virou até trilha de novela aqui no Brasil. As russas Julia Volkova e Lena Katina emplacaram e a dupla t.A.T.u até lançou outras músicas que marcaram a época, como “All About Us” e “Gomenasai”.

Reveja o clipe:



História

Após iniciarem a carreira no grupo infantil russo Neposedy, Lena e Julia foram posteriormente recrutadas por um empresário para formarem um dual pop. Porém, além da música, o produtor de TV russo Ivan Shapolov achava que elas precisavam de um diferencial. E inspirado no filme sueco Show Me Love, focado no romance colegial entre duas garotas, a imagem do grupo estava formada.

Após completarem a dupla, os produtores escolheram o nome “Тату” (Tatu). Soando como a palavra em inglês “tattoo”, o nome é a versão reduzida da frase russa “Эта девочка любит ту девочку”, (Aita devochka lyubit tu devochku, significando “Essa garota ama aquela garota”. Para o lançamento do primeiro álbum em inglês, o nome foi alterado para t.A.T.u, utilizando-se de caixa alta e pontos entre as letras para distinguir-se da já existente banda australiana Tatu.

Além das músicas, a dupla fez sucesso também pela polêmica relacionada à sexualidade das duas: apesar de terem começado como um casal, o “romance” chegou a ser desmentido mais tarde.

Em 2014, Lena e Julia fizeram uma apresentação na abertura das Olimpíadas de Inverno, na Rússia, mas não houve retorno definitivo.

2013-2014: Retorno aos palcos, Re-Invention e fim da dupla

Durante uma entrevista, Julia Volkova contou que ela e Lena Katina estavam conversando sobre o retorno da dupla. Julia disse que muitos fãs esperavam por isso, e que Lena estava apenas esperando a companheira se submeter a uma cirurgia na garganta.

Durante o ano, fizeram algumas apresentações juntas, sob o nome t.A.T.u., não confirmando retorno oficial, dando preferência às carreiras solo. Lena Katina lançou Lift Me Up e fez algumas apresentações solo, e Julia se limitou apenas às apresentações marcadas com Lena, devido suas limitações com a voz.

Lena e Julia se apresentaram juntas na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sóchi, na Rússia. A apresentação do duo não foi transmitida pela televisão russa, que estava sob censura. Ainda em fevereiro, a dupla se apresentou num festival da Love Radio, onde novamente performaram Nas ne dogonyat e, ainda performaram uma música nova denominada “Love In Every Moment“, que seria lançada oficialmente nas rádios russas, no dia 23 de fevereiro. A nova música originou rumores de que um possível quarto álbum seria gravado, se chamaria “Re-Invention” e seria lançado em 2014.

Inesperadamente em 18 de fevereiro de 2014, Lena Katina publicou um vídeo polêmico cancelando os planos de retorno, acusando a ex-companheira de se impor no projeto artístico e também acusando-a de chantagem. Julia teria ameaçado boicotar os planos de Lena, pois supostamente, Julia possui contatos em um dos principais canais de televisão russo. Apesar do cancelamento por parte de Lena, o vídeo para Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy acabou sendo gravado por causa de um contrato.

Lena postou um vídeo em seu Facebook explicando as razões que levaram ao cancelamento das apresentações. “Vocês ouviram sobre a turnê promocional na Eslováquia e República Tcheca. Hoje todos os eventos foram cancelados, incluindo os shows em Minsk e Moscou”.

Em represália, Julia fez os shows programados com outra garota ruiva interpretando Lena. O videoclipe de Love In Every Moment/Lyubov V Kazhdom Mgnoveriy foi uma ação promocional do sorvete Cornetto e teve participação de Mike Tompkins e Ligalize. Lena e Julia gravaram suas partes separadamente. O single não foi lançado sob o nome t.A.T.u., mas sob os nomes solo das artistas

Como está a dupla t.A.T.u hoje em dia

Lena Katina

Com 33 anos, a ruiva segue carreira solo e recentemente lançou a música “Here I Go Again”. Em 2013, Lena casou-se com o músico Sash Kuzma e foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Veja como ela está:

Reprodução: Instagram @lenakatina
Reprodução: Instagram @lenakatina
Reprodução: Instagram @lenakatina

Julia Volkova

Em 2016, a artista retomou a carreira musical e lançou o single “Spasite Lyudi Mir”. Além disso, Julia revelou que havia sido diagnosticada com câncer na tireóide em 2012, o que a fez se afastar da música por conta de problemas que a doença casou em sua voz.

Veja como ela está:

Reprodução: Instagram @official_juliavolkova
Reprodução: Instagram @official_juliavolkova